Canoas registra volume recorde de chuva para o mês de maio

O mês de maio surpreendeu o canoense que esperava por um período mais frio e recebeu um intenso período de chuva. Levando em consideração as médias históricas, choveu aproximadamente três vezes mais do que era esperado para o período. Mesmo diante do volume incomum de água que caiu no município, a Prefeitura de Canoas registrou apenas pontos superficiais de acúmulos de água em todos os quadrantes da cidade.

A média histórica de chuvas em Canoas para o mês de maio é de 94,6 mm. O maior volume acumulado até então para o período foi registrado há 30 anos. Segundo dados do Metsul, em 2019, esse volume bateu um recorde que superou em cerca de três vezes a média histórica, com um acumulado de 269 mm de chuva.

Conforme o secretário especial da Defesa Civil, Rodolfo Pacheco, mesmo com o volume atípico, não foi preciso intervir. “Tivemos em uma única noite no mês de maio o registro incomum de 60 mm de chuva em poucas horas. Mesmo assim, não recebemos durante o período nenhum pedido de atendimento em que fosse necessário fazer qualquer deslocamento”, afirma ele.

O secretário municipal de Obras (SMO), Altair Stello, afirmou que foram registrados acúmulos pontuais de água durante a chuva, mas, assim que a tormenta acalmava, ocorria a drenagem. “Ao longo dos meses iniciais, colocamos nossas equipes para trabalhar com prevenção. Mesmo sem ter como prever um volume de água tão acima do esperado, as obras realizadas ao longo de toda a cidade funcionaram para que o cidadão não tivesse qualquer transtorno ao transitar”, lembrou Stello.