Considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a Roda de Capoeira vai marcar a programação desta sexta-feira (13). O Grupo Angola Brasil, com as participações de Anderson Guerra, Kaira Benítez, Leandro Miranda, Val Benitez e Luciano Salazar, apresenta-se na calçada em frente a Secretaria de Cultura (Rua Ipiranga, 105, Centro). A segunda edição do Sexta Cultural é um convite para uma programação cultural gratuita na hora do almoço, das 12h às 13 horas.
Dança, luta, símbolo de resistência e uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil, a roda de capoeira acontecerá no Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. A ideia é trazer uma reflexão para a data, que não é comemorada como dia da libertação de negros e negras do país. Ao assinar a Lei Áurea, em 13 de maio de 1988, a Princesa Izabel não editou nenhuma medida para garantir a sobrevivência digna para a população negra, o que teria colaborado para a manutenção do racismo.
Semana passada, o Sexta Cultural estreou com o sambista Wagner Canabarro e contou com a participação musical do secretário de Cultura, Pinheiro Neto. “Nossa ideia é trazer alegria e mais cultura para as ruas da cidade. Queremos que os canoenses aproveitem para fazer um horário de almoço diferente nas sextas”, destaca o secretário.
As atrações do projeto Sexta Cultural são artistas convidados ou profissionais que fazem parte das contrapartidas de editais realizados pela Prefeitura de Canoas.
Agende-se: O quê: Sexta Cultural com o Grupo AngolaBrasil Quando: Dia 13/5 Horário: Das 12h às 13 horas Onde: Em frente da Secretaria de Municipal de Cultura (Rua Ipiranga, 105, Centro)