A primeira infância constitui uma etapa fundamental para o desenvolvimento das pessoas, tanto em termos cognitivos, como socioemocionais e físicos. Existem poucos investimentos que garantem, ao mesmo tempo, resultados em termos de equidade e eficiência. James Heckman, ganhador do prêmio Nobel em Economia em 2000, defende que investir em educação para a primeira infância é a melhor estratégia anticrime.
É com esse objetivo, de olhar o desenvolvimento integral da criança, que as secretarias da Cidadania, da Saúde e da Educação querem fortalecer a atenção à primeira infância no município, através do programa Primeira Infância Melhor/Criança Feliz. De acordo com a adjunta da pasta da Cidadania, Deise Chamorro, o programa será retomado pela nova gestão.
“Canoas está com apenas uma visitadora, mas a exigência legal é de 30 a 40 visitadoras em razão do tamanho da população do município. Possuímos a verba para a contratação, mas a gestão anterior simplesmente não priorizou a primeira infância”, destacou Deise.
O que é o Primeira Infância Melhor (PIM)/Criança Feliz
Com o programa Primeira Infância Melhor (PIM)/Criança Feliz, gestantes e crianças de zero a seis anos são acompanhadas por meio de visitas domiciliares. Os visitadores levam às famílias atendidas orientações e atividades com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil de maneira adequada e integral.
Quem tem direito
Famílias integrantes do CadÚnico. Os programas alcançarão as regiões dos quatro quadrantes do município, principalmente das zonas mais vulneráveis, como Mathias Velho e Guajuviras.
Como se cadastrar O acesso é feito pelo CRAS e pelas UBS dos territórios. As adesões são voluntárias. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Cidadania pelo telefone 3236-2706.