Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/21301F25-5C73-4A9D-A81B-12D843494942.jpeg

Carnaval sem assédio: curta e aproveite, mas respeite as mulheres

Dois eventos importantes de Carnaval estão chegando em Canoas, mas lembre-se: importunação sexual e assédio são crimes

O Carnaval de Rua de Canoas segue rolando. Nos próximos dias, a cidade terá dois grandes eventos: o Carnaval de Blocos e o Desfile das Escolas de Samba. Momentos de festa e comemoração para os canoenses e visitantes. Mas, durante o período carnavalesco as queixas de condutas criminosas, em especial a de importunação sexual, aumentam consideravelmente e as mulheres são o alvo principal deste tipo de assédio.

Como forma de conscientização, a Prefeitura de Canoas alerta que estará intensificando as ações de combate aos crimes sexuais e a qualquer forma de importunação contra a mulher durante o Carnaval. A rede de apoio, acolhimento e enfrentamento, está sempre disponível para servir de suporte à toda e qualquer ocorrência.

Conforme a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Vani Piovesan, a denúncia é o melhor caminho para evitar reincidência. “É de extrema importância respeitarmos a integridade física e a dignidade das pessoas em qualquer lugar. Por isso, quem se sentir invadida ou assediada pode contar com a rede de enfrentamento para denunciar”, destaca.

O Código Penal Brasileiro teve a previsão do crime de importunação sexual, inserido no texto legal em 2019. Com a alteração, quem cometer um ato criminoso pode ser punido com pena de 1 a 5 anos de prisão. 

Saiba como identificar e denunciar
A importunação sexual é um tipo de violência sexual que pode ocorrer em diversas situações, como por exemplo em festas. Esta conduta criminosa envolve comportamentos hostis e desrespeitosos, como por exemplo gestos obscenos, contato físico não desejado, exposição de partes íntimas, cantada invasiva, beijos forçado, puxão pelo braço, agarrar pela cintura e etc. 
 
Caso sinta-se constrangida, denuncie. Para registrar qualquer reclamação basta ligar para o canal que atende as denúncias 24 horas, o Disque Mulher, pelo número (51) 99275-8146. Todas as denúncias são sigilosas.
 
Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Alan Cardoso – PMC