Na manhã desta sexta-feira (16) foi realizada mais uma etapa das Competições Escolares Canoenses (CECA) 2025, com provas na modalidade Skate. As atividades iniciaram às 8h30 no Parque Eduardo Gomes, localizado na Avenida Guilherme Schell, 3600, bairro Fátima. O evento contou com a participação de estudantes das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino de Canoas.
As disputas foram realizadas nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil, nas modalidades masculina e feminina. Incluído no CECA desde 2018, o skate tem ganhado cada vez mais visibilidade no município. A atleta canoense Maria Lúcia, integrante da Seleção Brasileira de Skate Street, esteve presente na competição. Ela se prepara para disputar o STU National, de 23 a 25 de maio, em Florianópolis, e o World Skateboarding Tour 2025, entre os dias 8 e 15 de junho, em Roma, na Itália — uma das etapas classificatórias para as Olimpíadas de 2028.
“Eu pratico desde os seis anos. É a primeira vez que participo do CECA e tenho o sonho de representar Canoas em competições pelo Brasil”, comentou o estudante Bryan Medeiros Santiago, do bairro Niterói.
A realização das Competições Escolares Canoenses (CECA) tem se destacado como uma importante iniciativa para o desenvolvimento esportivo em Canoas. “A competição vem sendo fundamental para fortalecer o esporte na cidade, estimulando a participação dos estudantes e promovendo inclusão e oportunidades por meio da prática esportiva”, destacou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Márcio Antônio da Silva (Marcinho).
Classificação – Etapa de Skate do CECA 2025
Pré-Mirim
1º lugar: Bryan Medeiros Santiago
Mirim
1º lugar: Thomas Henrico S. Porto
Infantil Masculino
1º lugar: Pablo de Almeida Gayer
2º lugar: Arthur Seidel Bitello
3º lugar: Pedro Oliveira Carvalho
4º lugar: Henrique de Almeida Gayer
Juvenil Masculino
1º lugar: Nicolas Pinheiro da Silva
2º lugar: Rafael da Silva B. Affonso
Juvenil Feminino
1º lugar: Maria Lúcia
O CECA tem como proposta incentivar a prática esportiva no ambiente escolar, promover a integração entre os estudantes e valorizar a educação por meio do esporte. Além do skate, a competição abrange outras modalidades, como judô, atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, xadrez, voleibol e hóquei.