Em uma tarde cheia de emoção, atividades e brincadeiras, o Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) Professora Ana Lúcia Ribeiro Jacobsen celebrou 20 anos de atuação nesta terça-feira (29). O momento reuniu professores, coordenadores, famílias e alunos. Atualmente, o local atende 329 crianças com deficiência, superdotação ou transtorno do espectro autista.
“A criação do nosso CEIA foi um sonho de alguns professores que foi se transformando ao longo do tempo e, hoje, podemos comemorar 20 anos atendendo os alunos de inclusão da nossa rede. Essa celebração não podia deixar de ser com eles, com os alunos e suas famílias. Porque nós estamos aqui por eles, para abrir portas para esses alunos”, relatou a coordenadora do CEIA, Emília Elisabeth da Costa.
O aluno Leandro Pereira, 9 anos, é atendido no CEIA desde outubro de 2022. A mãe do menino, Daniela Pereira, destacou o papel do serviço no desenvolvimento do filho. “Eu vejo um desempenho muito bom de todos os professores com o Leandro. Só tenho a agradecer por essa equipe maravilhosa, ele está evoluindo muito desde que começou a frequentar o CEIA”, ressalta.
CEIAs prestam atendimento educacional especializado em Canoas
Canoas conta com dois Centros de Educação Inclusiva e Acessibilidade. O encaminhamento dos estudantes com necessidades especiais para os CEIAs parte sempre da própria escola, ao perceber que o aluno necessita de um atendimento mais especializado do que o oferecido nas Salas de Recurso. Nos locais, todas as orientações são realizadas com o apoio de profissionais devidamente capacitados. Também são prestados atendimentos e instruções para as famílias.