A Secretaria Municipal da Educação de Canoas, por meio da Central de Vagas, acompanhou as famílias do Residencial Santa Fé. Uma força tarefa foi realizada para recolocar as crianças e adolescentes do condomínio em escolas próximas. Já em abril, iniciaram as transferências, que resultaram na realocação de 80% dos alunos. O restante, preferiu ficar na escola de origem, estudando remotamente.
A cabeleireira Cláudia Fernanda Gomes Flores, de 46 anos, está feliz com a nova casa e com o apoio que foi dado aos moradores pela administração municipal. Ela foi procurada pela SME, mas preferiu deixar as filhas gêmeas, Isadora e Isabele, na escola onde estavam matriculadas, no modelo remoto de ensino.
Unificação
Em fevereiro de 2021, a SME fechou um contrato com o Governo do Estado, para unificar a Central de Vagas. Neste mesmo mês, chegou à Central a demanda dos alunos do Santa Fé. De acordo com a coordenadora do setor, Rosemari Becher Dutra, o objetivo da unificação é o de garantir o acesso à Rede de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, e proporcionar às famílias um atendimento humanizado e de compreensão da realidade de cada família.
Escolas
Os estudantes do Santa Fé foram encaminhados para as seguintes escolas:
Escolas Municipais Sete de Setembro Walter Peracchi General Neto Irmão Pedro Ildo Meneghetti