Em apenas um mês de atividades, o Centro de Atenção à Saúde da Criança (CASC) realizou 3.172 atendimentos, tornando-se referência na saúde infantil em Canoas. A resposta da comunidade e a eficiência do serviço foram fundamentais para que a Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, tomasse a decisão de tornar permanente o atendimento no local. “Inicialmente o CASC ficaria aberto somente nos meses de inverno e, ao final, avaliaríamos a possibilidade de ser um serviço permanente. Mas em apenas 30 dias já comprovou sua eficácia, desafogando as unidades de pronto atendimento”, observa o secretário municipal da Saúde, Aristeu Ismailow.
Neste primeiro mês, dos 3.172 atendimentos totais, destaque para 635 consultas médicas, 1.779 acolhimentos de enfermagem, 96 testes da Covid-19, 80 encaminhamentos para unidades de saúde e UPAs e 25 remoções.
O CASC já é visto pela população como um espaço de atendimento para casos leves e moderados, recorrendo às UPAs apenas em situações de urgência e emergência. O Centro funciona com 6 médicos, além de equipes de enfermagem e presta atendimento para crianças de zero a 12 anos.
As consultas acontecem em horário estendido até às 20h. Caso o paciente chegue próximo ao horário de fechamento da unidade e for avaliado que o caso não é de urgência, será agendado retorno para o outro dia pela manhã, com hora marcada. Desta forma, não precisará passar novamente pelo acolhimento e triagem.
Serviço Centro de Atenção à Saúde da Criança Rua Guilherme Schell, 6184, Centro Horário: 8h às 20h