Para quem ainda está correndo atrás dos presentes de fim de ano, a Feira de Natal do Calçadão de Canoas é uma alternativa interessante. Com 40 bancas instaladas na Rua Tiradentes, entre a Quinze de Janeiro e a Getúlio Vargas, no centro da cidade, os estandes da feira oferecem diversas opções de produtos da economia solidária. O espaço de vendas segue até a próxima segunda-feira (24), das 9h às 20h.
Logo na entrada, um dos comerciantes é o canoense Adnan Mahmud. Ao lado da filha, o artesão oferece o serviço de escareação de objetos. O trabalho, realizado com uma máquina micro retifica, faz gravações de nomes, desenhos e até símbolos de clubes de futebol em canecas. madeiras e taças. Há 25 anos atuando no ramo, Mahmud diz que faz uma média de 100 gravações por dia. “Aqui na feira temos uma demanda interessante para o Natal. Um dos desenhos que mais faço nos copos é o cavalo crioulo”, conta.
Nesta edição da feira, a novidade é a venda de discos de vinil e livros. Em uma espécie de “balaio literário”, uma das bancas oferece obras a partir de R$ 1. Para os amantes do vinil, há mais de 600 opções de discos novos e usados expostos – de Led Zeppelin a Roberto Carlos, há itens para todos os gostos.
A Feira de Natal é uma promoção do Fórum Canoense da Economia Solidária, com o apoio da Prefeitura Municipal de Canoas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Diretoria da Economia Solidária.