Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/Prefeitura.jpeg
Administração municipal

Conheça 10 benefícios do Plano de Modernização Administrativa da Prefeitura de Canoas

Executivo protocolou projeto com mudanças na Câmara de Vereadores
Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Uma nova e moderna estrutura da gestão é apresentada pela Administração Municipal através do Plano de Modernização Administrativa (PMA). A organização remodelada prevê mudanças na Administração Direta (secretarias especiais, instrumentais e finalísticas) e na Administração Indireta (autarquias e fundações), a fim de qualificar os serviços públicos entregues à população. Por meio da iniciativa, alguns problemas estruturais são corrigidos e competências de secretarias e órgãos reorganizadas.

“A maioria das mudanças prevê a possibilidade de execução das atividades por servidores de carreira, o que diminui o custo da remuneração do cargo e o custo total com pessoal”, disse o assessor jurídico do Gabinete do Prefeito, Matusalém Felipe Morales.

O projeto de lei sobre a alteração estrutural agora está na Câmara Municipal e deve ser votado em breve pelos vereadores. A expectativa é que isso ocorra em uma sessão extraordinária prevista para o dia 08 de fevereiro. A partir da aprovação, os decretos com as alterações entram em vigor após publicação no Diário Oficial.

Confira 10 benefícios previstos com a modernização:

1) Criação da Secretaria de Licitações, composta somente por funcionários de carreira e responsável pela gestão de todos os processos licitatórios. A pasta fiscalizará o bom uso do dinheiro público evitando desvios de conduta.

2) Efetivação da Secretaria de Bem-Estar Animal dentro da gestão municipal. De Especial, ela passa a ser do mesmo porte de secretarias finalísticas, como Saúde, Obras, entre outras. Nome muda para Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal.

3) Fortalecimento da Controladoria-Geral do Município (CGM) com a criação de uma diretoria específica para controle dos contratos na área da saúde. Ainda conta com outras diretorias, entre elas, de Ética, Ouvidoria e Transparência.

4) Fortalecimento do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que deixa a Segurança Pública e passa para a Procuradoria-Geral do Município (PGM). Será intensificada a defesa dos direitos e o combate a possíveis abusos praticados.

5) Atuação do Conselho Tutelar será reforçada com a vinculação direta à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). O órgão está ligado, hoje, à Controladoria-Geral do Município (CGM).

6) A Secretaria Especial de Políticas Transversais (SEPT) une as coordenadorias das políticas ligadas aos direitos humanos. São elas: de Defesa Civil, da Diversidade e das Comunidades Tradicionais, da Pessoa Idosa, da Igualdade Racial e dos Imigrantes, de Inclusão, da Juventude, de Políticas para as Mulheres e de Relações Comunitárias.

7) Aumento no apoio ao trabalho administrativo, operacional e estratégico das subprefeituras, por meio da Secretaria Especial de Gestão Distrital (SEGD). Está incluso todo o suporte contratual de materiais, máquinas e serviços.

8) Maior qualificação da comunicação institucional da Prefeitura com a exigência de maior formação acadêmica dos servidores da Secretaria Especial de Comunicação (SECOM). A pasta aperfeiçoa e substitui o Escritório de Comunicação (ECOM).

9) Valorização dos servidores de carreira no Canoasprev com a exigência que o presidente seja servidor do quadro (efetivo ou aposentado) e criação da Diretoria de Previdência Social (também somente com funcionários de carreira).

10) Melhoria dos serviços de tecnologia com a criação da Secretaria Especial de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC). Melhorias no Poder Público estão previstas em infraestrutura, equipamentos, segurança de dados, redes, telecomunicações, licenças e suporte.

Texto: Fábio Radke – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC