Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/05.03.2024-VISITA-SOROPTIMISTAS-RENAN-CAUMO-28.jpg
Coordenadoria das Mulheres

Coordenadoria da Mulher recebe representantes canoenses que participarão de evento da ONU

Secretária Angela Calixto falou sobre os serviços oferecidos pela Coordenadoria das Mulheres
Download Imagem Original

Foto: Renan Caumo/PMC

Compartilhe

“Eu estou mais contente que elas, porque eu sei que a nossa rede funciona muito, elas vão levar toda essa bagagem para a ONU e vão mostrar que realmente existe serviço em Canoas contra a violência da mulher”, avaliou a secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Angela Calixto. Nessa terça-feira (05), na Casa Lilás, a gestora recebeu Iracema Lourdes Peloso Gabardo, presidente do Clube Soroptimistas Internacional de Porto Alegre Metropolitana, e Maria Helena Riquinho, diretora do Conselho de Bourd da Federação Soroptmist International of America e integrante do Clube. As canoenses colheram informações sobre as ações do Município para levar para a 68ª edição da Comissão sobre o Status da Mulher da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento acontecerá de 11 a 22 de março em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

“O principal assunto que será tratado no evento nos EUA é que essas mulheres, que são maltratadas, se tornem independentes, por meio de uma educação qualificada, e que consigam conquistar seus espaços no mundo do trabalho. Mas, primeiro, elas precisam elevar a autoestima, que é o que está sendo feito aqui na Casa Lilás”, explicou Maria Helena. Iracema avalia que a reunião contribuiu para o que elas debaterão na Comissão. “Isso é bagagem que a gente vai levar na mala. Tudo que está acontecendo aqui é o que também vai ser discutido lá”. A presidente completou que elas levarão informações positivas sobre o que se está sendo realizado na cidade em favor das mulheres.

Ações contra a violência contra a mulher

A Coordenadoria das Mulheres comanda a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que engloba quatro serviços. O primeiro deles é o Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber (CRM), onde há atendimento com advogado, psicólogo e assistente social. Se o caso for grave, ela é acolhida com os filhos, caso tenha, na Casa Abrigo. Após essa etapa, ela pode frequentar a Casa Lilás, onde são oferecidos cursos, como de cabeleireira e culinária, com certificados. O objetivo, conforme a secretária, é possibilitar que elas se qualifiquem para buscar uma oportunidade no mercado. Assim, terão condições financeiras e não retornarão para a casa do agressor. Muitas vezes essa dependência econômica é o que as mantém com eles. “Elas ganham autonomia. Pois não adianta fazermos toda essa rede no mundo inteiro e a mulher voltar para casa com o agressor”, avaliou.

O quarto serviço oferecido é o Disque Mulher, pelo WhatsApp (51) 99275-8146. O atendimento para o público feminino, que tenha sofrido violência ou tem risco de morte, funciona 24 horas. Todas essas ações da Coordenadoria são realizadas de forma gratuita.

O Clube Soroptimistas Internacional de Porto Alegre Metropolitana tem sede em Canoas e abrange todos os municípios da região. Conforme Maria Helena, a instituição realizada trabalho voluntário para que “seja um somatório para proporcionar melhores condições de vida a todas as mulheres e meninas”.

Texto: Nathália Ely
Edição: Sibeli Fagundes