Longevidade e Políticas Públicas foi o tema da palestra ministrada pela professora Camila Cristini da Silva Ferreira, integrante do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, que atua também na Central da Pessoa Idosa em Canoas. A palestra, em parceria com a Escola de Governo, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado, aconteceu na quarta-feira (5) e teve a participação de 40 servidores públicos estaduais.
Com o objetivo de compreender a mudança social proporcionada pelo aumento da expectativa de vida e a necessidade de políticas públicas específicas, a palestra abordou temas como a vida dos idosos antes e após a pandemia, indicadores demográficos de longevidade, direitos dos idosos, vulnerabilidade e acolhimento institucional.
“Precisamos criar espaços para conversar sobre a longevidade, o preconceito etário, o envelhecimento ativo, a organização do cuidado das pessoas idosas vulneráveis, bem como a inclusão e os serviços públicos que contemplam as especificidades do público maduro”, ressaltou Camila.