Em vistoria no bairro Mathias Velho, a Coordenadoria do Idoso da Prefeitura de Canoas e a Vigilância Sanitária interditaram uma ILPI (Instituição de Longa Permanência de Idosos). Segundo uma denúncia anônima enviada ao órgão municipal, a instituição estaria em desacordo com as normas de saúde.
A informação foi confirmada durante a visita de vistoria: no local havia três pessoas com deficiência e uma idosa acompanhadas de um cuidador. Não foram encontrados sinais de maus tratos. Também foi constatado que nenhum morador estava em vulnerabilidade social e todos custeavam a estadia no espaço.
No ato, os proprietários foram convocados para uma reunião na Secretaria Municipal da Saúde, onde foi lavrado o auto de infração, que culminou com a interdição da casa. As pessoas irão retornar para seus lares ou serão encaminhadas para entidades regularizadas, e a Secretaria da Cidadania irá monitorar a mudança de endereço.
Os coordenadores Carmen Marin (Idoso) e Vitor Longaray (Inclusão) reforçam que o acolhimento institucional é uma alternativa para o cuidado das pessoas vulneráveis quando este não pode ser feito pela família, mas o local deve ser escolhido com base nos parâmetros sanitários.
Denúncias de irregularidades em instituições de acolhimento podem ser encaminhadas ao CAC da Prefeitura no 0800-5101234 ou diretamente à Coordenadoria do Idoso no telefone 3475.2371.