A tarde desta quinta-feira (23) foi de muita emoção na Câmara de Vereadores de Canoas. Diversas autoridades do judiciário e da política gaúcha estiveram presentes para homenagear o desembargador Antônio Vinícius Amaro da Silveira, com o título de Cidadão Canoense. O título foi pedido pela então vereadora Vani Piovesan.
Segundo o prefeito em exercício de Canoas, Dr. Nedy Marques, a homenagem foi mais que justa. “Vinícius, é uma honra para mim estar aqui homenageando um homem tão humano e competente como tu és. Este título faz jus a tudo o que tu já fez e ainda faz por Canoas. Parabéns!”.

Pauta:Grande Expediente de Sessão ordinária da Câmara de Vereadores – Concede o Título de Cidadão Canoense ao Exmo Desem. Antonio Vinícius Amaro da Silveira
Local:Câmara de Vereadores de Canoas
“Para mim é uma emoção muito grande o dia de hoje. Ver todos estes amigos queridos me dizendo tantas palavras de carinho e reconhecimento me enchem de orgulho, felicidade. Muito obrigado a todos e todas”, agradeceu o desembargador Silveira.
O deputado federal canoense, Luiz Carlos Busato, também prestou sua homenagem. “Somos amigos há muitos anos e, além da nossa amizade, é uma pessoa merecedora por tudo o que já fez para a nossa cidade”.
Antônio Vinícius Amaro da Silveira
O Desembargador nasceu em Porto Alegre, é Mestre em Direito com ênfase em Processo Civil pela Unisinos, com diversos cursos de aperfeiçoamento em Direito Penal e Direito Público. Iniciou sua trajetória como Juiz de Direito em 1989, tendo atuado como titular nas comarcas de São Sebastião do Caí e Canoas, onde foi diretor do Foro de 1994 a 1998. Professor de Processo Civil da Escola Superior da Magistratura de 1994 a 2007.
Em 1998 foi promovido para a entrância de Porto Alegre, onde foi titular na 1ª Vara Cível e 4ª Vara da Fazenda Pública. Atuou como convocado perante as 5ª e 19ª Câmaras Cíveis, nos anos de 2003 a 2005. Em novembro de 2007 foi nomeado Juiz-Corregedor, exercendo a função de Juiz-Corregedor Coordenador de 2008 até 2010. Exerceu a função de Juiz-Assessor da Presidência de fevereiro de 2010 a janeiro de 2012, na Gestão do Desembargador Leo Lima.
Eleito 2º Vice-Presidente do TJRS em dezembro de 2021, foi empossado junto com a atual Administração em 1º de fevereiro de 2022. Além das funções próprias do cargo, segue sendo o Responsável pela Comunicação Institucional do Poder Judiciário, presidindo o seu Conselho de Comunicação Social, e ainda preside a Comissão de Segurança do TJRS, o Conselho de Gestão de Pessoas, a Comissão de Movimentação e Gestão de Pessoal, a Comissão de Concurso para Juiz de Direito Substituto. Sua atuação na Cidade de Canoas iniciou em 1992, quando foi promovido por merecimento e onde fixou sua residência.
Assumiu como Diretor do Foro da Comarca em outubro de 1994, função que exerceu até sua promoção para a Cidade de Porto Alegre em 1998. Neste período, em Canoas, também exerceu a função de Juiz Eleitoral, participando efetivamente nas eleições de 1996.
Como diretor do Foro em Canoas, além de todas as atividades administrativas próprias da função de administrar servidores magistrados e a demanda de corrente da ocupação de quatro prédios na época, teve excelente relacionamento político-institucional com as forças vivas da sociedade canoense, valendo destacar as Associações Beneficentes, a OAB/RS, subseção local, o Ministério Público, a Defensoria Pública, Polícia Civil, Brigada Militar, o Legislativo Municipal e principalmente com o Executivo Municipal, através do Prefeito Liberty Dick Conter, tendo sido diretamente responsável pelas tratativas para a escolha e permuta do então prédio do Foro da Comarca, onde atualmente funciona a Biblioteca Municipal João Palma da Silva e a Secretaria Municipal da Cultura, pelo terreno localizado na Rua Lenine Nequete, nº 60, local onde está edificado o Foro da Comarca atualmente.
Neste período, a frente da gestão da Comarca em Canoas, participou do processo de elaboração do projeto do novo prédio do Foro, bem como atuou decisivamente na realização desta importante obra, tendo deixado a comarca poucos meses após sua conclusão.
Está casado há mais de 20 anos com a Canoense Isabel Pertile Amaro da Silveira, com a qual tem o filho Antônio, que estuda no Colégio Espírito Santo.
Texto: Alan Cardoso – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC