O título do livro é autoexplicativo. “Histórias extraordinárias” é uma coletânea de 18 contos publicados entre 1833 e 1845 pelo escritor norte-americano Edgar Allan Poe. Todas consideradas clássicas, as histórias são referências da literatura de terror e policial.
Na obra, aparecem contos como “Os Crimes da Rua Morgue”, em que violentos assassinatos sem pistas desafiam o gênio do detetive C. Auguste Dupin, e “O Barril de Amontillado”, um dos relatos mais cruéis de Poe, em que a vingança chega ao seu maior grau e é executada com total frieza. Uma curiosidade: a tradução e adaptação deste livro é de Clarice Lispector.
Nascido em 1808, Edgar Allan Poe é natural de Boston, nos Estados Unidos. Considerado o criador do conto policial, o autor deixou como marca de abordagem de suas obras a temática do sofrimento causado pela morte. Ele acreditava que não existia nada mais romântico do que um poema escrito sobre a morte de uma mulher bonita.
Os livros de Poe foram um marco para a literatura norte-americana contemporânea, chegando a influenciar, mais tarde, diversas gerações de escritores. O escritor morreu em 1849, em decorrência de doenças causadas pelo uso exagerado de bebidas alcoólicas.
Mais sobre a Biblioteca
A cinquentenária Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva oferece aos canoenses milhares de opções literárias, que podem ser retiradas gratuitamente. O acervo do espaço vai de romances consagrados à jornais diários de grande circulação. Nesta série semanal, a equipe da Secretaria de Comunicação dará uma dica de leitura de algum livro disponível na biblioteca.
Documentos necessários para se associar à Biblioteca
– Documento de identidade
– Comprovante de residência
– 1 foto 3×4 atualizada e colorida
– Contribuição espontânea de R$ 15.
O local fica aberto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, das 9h às 13h.