Diplomados vereadores mirins e suplentes eleitos em Canoas

Foto: Bruna Ourique / PMC
Um dos momentos mais aguardados para os 21 eleitos e oito suplentes do Projeto Vereador Mirim de Canoas aconteceu na tarde desta quarta-feira (2), em cerimônia na Câmara Municipal de Canoas. O ato de diplomação contou com a presença de autoridades, alunos das oito escolas participantes, professores e familiares. A desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), Iris Helena Medeiros Nogueira, prestigiou o evento e falou da importância da iniciativa para a formação dessas crianças, pré-adolescentes e adolescentes do município dentro do processo democrático.
“Os nossos vereadores mirins têm uma grande chance de serem os vereadores das nossas futuras próximas legislaturas, a razão pela qual buscamos esse despertar para a responsabilidade do cidadão com o voto, escolher aqueles que dirigirão o País, o Estado e os Municípios. E entender que o voto não é brincadeira, que anular o voto, votar em branco não é expressão de vontade. A partir do momento em que eu abro mão de exprimir a minha vontade, alguém escolhe por mim”, disse a representante do TRE.
A estudante Sophia Ramos, da EMEF Guajuviras, detalhou como se deu a decisão de participar como candidata. “Foi legal. Eu fiquei um pouco nervosa no começo com a ideia, mas depois, decidi participar e foi legal. Pensei bastante nas expectativas e propostas e assim comecei a campanha, conversando, trocando ideias e dizendo coisas que eu faria”, declarou. A aluna de 13 anos destaca que obteve 58 votos.
A partir da cerimônia, os estudantes agora diplomados participarão, uma vez por mês, de atividades na Câmara para exercer o papel que eles conquistaram como vereadores mirins. “Esse projeto realmente nos conquista e valorizamos as escolas da nossa rede que investem nessa experiência. Recebemos vários relatos do processo em si, da construção das propostas, da inscrição dos candidatos, de como foi o processo eleitoral, o dia da votação, e todo esse exercício de cidadania”, afirma a secretária adjunta pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Canoas, Gisele Martins.
Em sua segunda edição, o Projeto Vereador Mirim, promovido pela Câmara Municipal de Canoas, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), mobilizou estudantes do sétimo e oitavo ano das EMEFs Assis Brasil, Monteiro Lobato, Guajuviras, Edgar Fontoura, Castelo Branco, João Palma, Leonel Brizola e Duque de Caxias. A votação aconteceu no dia 5 de junho.

Eleitos foram diplomados em cerimônia com a participação de familiares