Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/09/VISITA_EQUIPE_DA_EDUCAÇÃO_DE_RORAIMA_AO_CERTEA_Guilherme_Pereira-7-1.jpg

Educação inclusiva traz professores de Roraima para Canoas

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

A secretária-adjunta da Saúde, Roberta Bazzo, o diretor de Políticas e Ações em Saúde Mental, Marcos Ronchetti Filho, e a diretora de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal da Educação, Mari Mantelli, receberam nesta quarta-feira (1º), no Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea), a visita técnica de representantes da SMEC de Boa Vista (Roraima), que estão conhecendo as estratégias da Educação e Inclusão no município.

O Centro disponibiliza especialistas para projetos terapêuticos com autistas, de até 18 anos, que são encaminhados pelas unidades básicas de saúde (UBSs). De acordo com Ronchetti Filho, por mês, mais de 300 autistas recebem tratamento no serviço. “Conseguimos, em 2021, completar a equipe multidisciplinar e contabilizamos 2.500 atendimentos até o final do primeiro semestre do ano”, disse o diretor.

Em uma roda de conversa para troca de experiências, a secretária municipal adjunta da Educação e Cultura de Boa Vista, Meiry Jane Gomes da Silva, comentou sobre a política robusta voltada para a primeira infância em sua cidade e conheceu como funciona a rede de apoio inclusiva de Canoas. “Estamos buscando referências sobre educação inclusiva e atendimento ao público da educação especial”, explicou a secretária. Segundo ela, a rede municipal de ensino de Boa Vista possui quase 200 alunos autistas. Em Canoas, 333 estudantes autistas estão nas EMEFs e 96 nas EMEIS.    

Certea

No início do ano, uma reunião realizada entre as secretarias da Saúde e da Educação organizou o fluxo dos encaminhamentos ao serviço. O aluno de inclusão passa por uma avaliação pedagógica no Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidades (CEIA) e é encaminhado para a UBS mais próxima de sua casa. O médico, então, o encaminha para avaliação com um neurologista do Certea.

Além do atendimento no Centro, que registra cerca de oito novos acolhimentos por semana, também são dadas orientações aos pais, para o estímulo do autista, além de visitas domiciliares para acompanhamento do paciente, dentro de um projeto terapêutico singular. 

Também participaram da reunião, coordenadores e funcionários do Certea, o chefe da Unidade de Inclusão, Ivan Baseggio, da SME, e a equipe de Roraima, formada pela gerente da Educação Especial, Ana Paula da Silva Pinheiro, e pelas monitoras pedagógicas Daniely Rodrigues Padilha e Antônia Iranilza Costa Souza.

Escritório de Comunicação - PMC