Dia mundial da Síndrome de Down tem atividades em Canoas

Foto: Renan Caumo

Ressaltando a importância da inclusão e reunindo público, escolas e entidades, o Dia Internacional da Síndrome de Down foi celebrado com várias atividades alusivas à data. Com apresentações artísticas e rodas de conversa, o evento “Um Tom de Down: Trocas e Partilhas sobre Nós” foi realizado no Teatro Sesc, no Centro, na quinta-feira (21).

O secretário especial da Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social, Vitor Longaray, comemorou a realização da atividade. “Foi, sem dúvida, uma tarde maravilhosa. A presença de artistas como a Laura Kuhn, declamadora da Cidade de Espumoso, e o Theo Ryzewisk, guitarrista de Porto Alegre, engrandeceram a nossa atividade, disse. A Coordenadoria é uma das organizadoras do evento.

Laura Rolim foi uma das atrações. A fisioterapeuta, que é autodefensora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, é a primeira suplente a vereadora no país com a condição, atuando no município de Santo Ângelo. Ela conversou com o público presente, contando sobre a sua trajetória e trabalho. “Não vamos parar a luta e continuaremos a conquistar o nosso espaço”, completou.

A gestora do grupo Amar Elo, Lidi Pagliarini, ressaltou que essas iniciativas são essenciais para mostrar ao público que pessoas com deficiências têm muitas habilidades para contribuir com a sociedade. “Esse evento mostra o talento deles na dança, na declamação e até na gestão pública, como vimos aqui com a fala da Laura. Então, são ações como essa que evidenciam como eles são competentes”, disse. O grupo de Canoas foi fundado há dois anos e Lidi atua na inserção social de 18 alunos.

Além da Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social de Canoas, também trabalharam na organização do evento: Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDIP), Sesc/Canoas, Sistema Fecomércio RA e AFAD (Associação dos Familiares e Amigos do Down).

Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes