Mais de 140 alunos das escolas de ensino fundamental de Canoas participaram, nesta quarta-feira (16), de uma formação com lideranças juvenis. O evento, realizado na UniRitter, busca capacitar os estudantes para que possam atuar na prevenção à violência escolar e na promoção de práticas educativas positivas. Novos encontros presenciais ocorrerão de forma mensal.
A iniciativa é realizada em parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Segurança Pública e a UniRitter. “Hoje demos um importante passo para falarmos sobre mediação de mediação de conflitos e comunicação não violenta nas escolas. Entendemos que esse engajamento e esse protagonismo dos estudantes são ferramentas potentes de prevenção à violência escolar”, destacou a gestora da Unidade de Gestão do Cuidado da SME, Grazielli Fernandes.
Durante a atividade, cada escola recebeu uma palavra relacionada a um ambiente escolar positivo e à prevenção da violência. Essa palavra deverá ser usada em atividades nas escolas durante os meses de agosto e setembro. Após, haverá apresentação na Semana Municipal de Prevenção à Violência Escolar.
“Essa união de forças entre os nossos cursos de direito e psicologia, junto com a Prefeitura, é muito importante para trazermos os alunos para esse debate em busca de um ambiente melhor nas escolas. E nada melhor do que eles estarem capacitados para conversarem com os seus iguais, buscando soluções para possíveis conflitos”, relatou a professora de direito da UniRitter Ardala Corso.