//
Em uma semana, Acolhida do Bem de Canoas abrigou 261 pessoas em situação de rua

Download Imagem Original
Foto: Alisson Moura/PMC
Iniciado no dia 11 de junho, a Acolhida do Bem completou uma semana nesse sábado (18). Ao todo, a ação da Prefeitura de Canoas, que tem o objetivo de abrigar moradores em situação de rua durante o inverno, já ajudou 261 pessoas na cidade. O local da acolhida é no Ginásio do Colégio São Paulo (Rua Lajeado, 1.300, Bairro Niterói), cedido pela Fundação LaSalle para a realização desta ação.
Todos os dias, os portões do colégio são abertos às 18h para receber as pessoas que precisam de acolhimento. Todos passam por uma triagem, realizando o teste da Covid-19, requisito para poder entrar no local. Roupas e kits de higiene são recebidos logo em seguida.
O jantar é servido às 19h e muda todos os dias – no sábado foi uma quentinha com arroz, feijão, dois ovos cozidos e mandioca. No café da manhã, é servido um sanduíche, frutas e café com leite. Os animais também estão sendo abrigados no local, recebendo água, ração e os cuidados das equipes presentes.

Quem vai está gostando
Valdomiro Ferreira, de 47 anos, mora nas ruas há 11 anos e está vindo todos os dias para o acolhimento. “Estar aqui é muito bom, muito especial. Um apoio pra gente que está na rua, ainda mais nesses tempos mais frios”.
Segundo ele, o carinho que tem recebido aqui ele nunca viu igual em outras cidades por onde já viveu. “Antes de chegar em Canoas, já passei por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras cidades do Brasil, mas nunca fui acolhido desta forma e com tanto carinho. Vou voltar sempre”, conclui sorrindo.
O espaço tem a capacidade de abrigar até 150 pessoas, mas a média de moradores que aceitam ir para o colégio é de 35 pessoas por noite. Segundo o secretário da Cidadania de Canoas, Juliano Silva, a previsão é de que essa média aumente, me virtude do frio intenso que está por vir, anunciado pela metereologia e pela Defesa Civil. “Enquanto o frio persistir, nós vamos continuar com esta ação, protegendo as pessoas que precisam”, afirma.
Reinserção ao mercado de trabalho
A partir da próxima semana, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai atuar nas terças e quintas-feiras no Ginásio do Colégio São Paulo para cadastrar os moradores em situação de rua no Banco de Oportunidades, oportunizando possibilidades de emprego para aqueles que querem.

“Muitos deles tinham profissão antes de irem morar nas ruas, conhecemos muitos deles e suas histórias. Por isso, queremos ajudar eles a se reinserirem no mercado de trabalho e recuperarem a sua autonomia, através do Banco de Oportunidades da Prefeitura de Canoas”, enfatiza.
Solidariedade
“Infelizmente, este ano estamos tendo menos doações do que no ano passado. Por isso, pedimos a solidariedade dos canoenses para que possamos continuar ajudando quem mais precisa. Reforçamos a necessidade de doações de itens como toalhas, cobertores, calças, agasalhos, água potável e o que mais as pessoas puderem nos ajudar”, frisa o secretário Juliano Silva.
No local da Acolhida do Bem, todos que quiserem doar alimentos não perecíveis e roupas podem fazê-lo. Há outros 20 pontos de doação espalhados pela cidade, e todos podem ser conferidos acessando: https://www.canoas.rs.gov.br/acolhidadobem/
A população também pode ajudar comunicando à Prefeitura de Canoas sobre os locais onde forem encontrados moradores em situação de rua, para que eles sejam convidados a se abrigar no ginásio. O contato é através do telefone (51) 99133-8024.
Confira o serviço:
Onde?
Ginásio do Colégio São Paulo (Rua Lajeado, 1300, bairro Niterói).
Quando?
Por tempo indeterminado. Enquanto durar o frio, diariamente das 18h às 7h.
Quem?
O público alvo da atividade são os moradores em situação de rua de Canoas e seus animais. Equipes estarão fazendo rondas pela cidade para conduzir os desabrigados ao ginásio, e no dia seguinte levarão de volta aos respectivos locais de acolhimento.
Doações de Agasalhos
As doações podem ser feitas no ginásio do Colégio São Paulo La Salle (Rua Lajeado, 1300, bairro Niterói), na sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças), ou em algum dos 20 pontos da Campanha do Agasalho que podem ser conferidos clicando aqui. Para mais informações, o telefone para contato da Defesa Civil é 51-99322-5764.
Escritório de Comunicação - PMC