Encontro valoriza a cultura Kaingang e o diálogo com os povos originários em Canoas
Representantes da comunidade Kaingang participaram de roda de conversa promovida pela Secretaria Geral de Governo para compartilhar tradições e visões sobre o município.
A Secretaria Geral de Governo promoveu, nesta quarta-feira (22), um encontro com representantes dos povos originários Kaingang para dialogar sobre a visão deles a respeito de Canoas e suas ligações com o município. O objetivo da conversa foi fortalecer o diálogo e valorizar a cultura indígena na cidade, além de esclarecer dúvidas dos convidados sobre seus costumes e tradições e compartilhar um pouco da história do povo Kaingang.
Durante o encontro, os integrantes da comunidade realizaram uma dança de agradecimento, simbolizando a conexão com a natureza e a espiritualidade do povo. A atividade também abriu espaço para que os participantes conhecessem os significados dos símbolos pintados no corpo e das danças apresentadas, promovendo um momento de troca cultural e aprendizado.
“Viemos aqui para contar a história de Canoas e da região, além de apresentar a identificação e a organização social das comunidades presentes aqui”, destacou Dorvalino Refej Cardoso, liderança política dos povos originários Kaingang.
“Aqui fazemos diversos tipos de danças em diferentes momentos. Se precisamos de chuva, fazemos uma dança pedindo; quando estamos felizes, também dançamos; e quando queremos agradecer, como é o caso de hoje, realizamos uma dança de gratidão”, explicou Irene Cardoso, liderança da comunidade Kaingang do Kagma.