Após receber o selo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura (Unesco), a equipe diretiva da EMEF Erna Würth se reuniu nesta quarta-feira (3) com o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, para agradecer o apoio do Executivo na continuidade dos projetos da escola. Representando a escola, estiveram na reunião a diretora, Jane Barbosa, a vice-diretora, Cristiane Trevisan, e a professora Silvia Milão.
Ao lado da vice-prefeita, Gisele Uequed, e da secretária da Educação, Neka Escobar, Busato colocou o gabinete à disposição da escola para suprir as demandas pedagógicas. “Nós nos preocupamos muito com a parte física das escolas, estamos sempre buscando qualificar a estrutura da nossa rede de ensino. Já essa parte pedagógica é realizada pelo corpo diretivo e docente da escola, e são fundamentais para que o ensino de Canoas melhore o desempenho nos índices de educação”, afirmou o prefeito.
Para a vice-prefeita, reconhecimentos como esse são resultado de ações de qualificação dos professores. “Temos uma atenção especial com a capacitação do corpo docente. Queremos incentivar a criatividade deles para atitudes inovadoras, assim o desempenho da educação melhora a cada dia. Amplia uma competição saudável entre as escolas, com novos programas e mais oportunidades para estudantes e comunidade”, afirma.
Após o reconhecimento da Unesco, a escola terá de apresentar dois relatórios por ano ao órgão da ONU. No documento, a direção irá atualizar o status dos projetos chancelados pela Unesco. O desafio, segundo as diretoras, é manter e ampliar o alcance e o desenvolvimento dos projetos. “Vamos capacitar ainda mais nosso corpo docente para que as nossas ideias possam seguir mudando a vida dos estudantes”, planeja Jane.
Para a secretária de Educação, as escolas de Canoas têm muito potencial a ser explorado, já que o município tem a característica de fomentar a participação dos alunos em feiras científicas. “Estamos sempre investindo na qualificação dos nossos professores, é dessa forma que vamos melhorar o ensino público na cidade”, analisa Neka.
Em data a ser definida, uma solenidade na escola Erna Wurth marcará a inauguração da placa em alusão ao selo da Unesco. A instituição de ensino é a primeira no município a receber o reconhecimento internacional.