Alunos das escolas da rede municipal de Canoas vivem o clima de eleição. A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Câmara Municipal, está realizando o projeto Vereador Mirim em oito escolas de ensino fundamental. Cada escola irá definir dez candidatos, que deverão elaborar suas propostas e participar de debates.
A iniciativa abrange alunos das turmas de 7º, 8º e 9º ano das EMEFs General Osório, Arthur Oscar Jochims, Rondônia, Jacob Longoni, Gonçalves Dias, Paulo VI, Ministro Ludwig e Farroupilha. As escolas ainda vão realizar debates e vídeos, que funcionarão como um horário eleitoral. No dia 10 de julho, será feita a votação em todas as escolas, com uso de urnas eletrônicas, para escolha dos quatro eleitos de cada escola (três titulares e um suplente).
“Essa ação é importante para que os estudantes possam presenciar como funciona uma candidatura e as eleições, pois logo eles terão 16 anos e poderão votar. Assim, esses alunos podem ficar atentos às demandas da comunidade escolar, como semáforos, lâmpadas, faixas de segurança e outras. A abordagem vai além da realidade de uma candidatura e trata de assuntos como democracia, justiça e direitos”, destacou a chefe de Programas e Projetos Especiais da SME, Luana Vieira.
Nesta quarta-feira (28), a apresentação do projeto aconteceu na EMEF Ministro Ludwig. Aluna do 8º ano, Kamilly Kulmann, 13 anos, está ansiosa para participar do projeto. “Acho que vai ser muito legal, é uma oportunidade boa de a gente conhecer mais da realidade política, como funcionam as eleições e etc. Eu já sou representante da turma, ajudo o pessoal para organizar trabalhos, tirar dúvidas e essas questões, então estou pensando em me candidatar”, relatou.