Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/09/WhatsApp-Image-2025-09-15-at-9.10.16-AM.jpeg
Educação

Estação Ambiental Braskem leva educação ambiental às escolas de Canoas em formato itinerante

Projeto amplia alcance com atividades lúdicas e tecnológicas sobre preservação e consumo consciente

Compartilhe

A Estação Ambiental Braskem passou por transformações importantes após os impactos das intempéries climáticas de 2024. Com a enchente que atingiu o Estado nos meses de maio e junho, o espaço físico localizado às margens do Rio Caí sofreu danos significativos. Para garantir a continuidade das ações e a segurança dos participantes, o projeto passou a atuar em formato itinerante, por meio do Capimóvel, uma unidade móvel que leva atividades a escolas e comunidades da região.

Em Canoas, oito escolas da rede municipal foram escolhidas neste ano para receber a visita da Estação Ambiental Braskem: EMEF Pernambuco (07/04), EMEF Arthur Oscar Jochims (22/04), EMEF Sete de Setembro (13/05), EMEF Irmão Pedro (02/07), EMEF Pinto Bandeira (21/08), EMEF Carlos Drummond (12/09), EMEF Leonel Brizola (25/09) e EMEF Farroupilha (20/10).

Com atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto utiliza jogos, experiências sensoriais e até recursos de Realidade Virtual (RV) para estimular a reflexão sobre biodiversidade, preservação dos recursos naturais e consumo consciente. Há mais de três décadas em atividade, a Estação Ambiental Braskem já impactou mais de 246 mil pessoas no Estado. Somente nos últimos cinco anos, mais de 18 mil estudantes participaram das oficinas e vivências ambientais, agora ampliadas com o formato itinerante, que possibilita alcançar ainda mais comunidades e instituições de ensino.