As ações da Segurança Pública de Canoas, que têm dado resultados positivos na redução dos indicadores criminais na cidade, foram apresentadas na segunda-feira (17) à comitiva de Moçambique, que visita o Município nesta semana. A comitiva africana, formada pelos agentes municipais, Abdul Issofuo, Denice Paulo Jamo, Zainadin Mundeguma e Alice da Fátima Nhaca, foi recebida pelo secretário de Segurança Pública, Alexandre Alberto Rocha.
Durante o encontro, os visitantes conheceram a estrutura da secretaria, como o estande de tiro virtual, um simulador virtual, utilizado na qualificação dos agentes. A Guarda de Canoas, é a única do RS a possuir o equipamento. Outro local apresentado foi o Centro Integrado de Comando e Controle, a central de segurança pública que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, monitorando a cidade com câmeras de alta tecnologia.
O recente reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) a Canoas como Cidade Segura devido a redução em 47% nos homicídios nos 10 primeiros meses de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado, também foi destacado na reunião.
“Foi uma visita muito interessante para conhecermos outras culturas, saber que em outras partes do mundo, principalmente no Continente Africano, também existem similaridades, os problemas são os mesmos, há também falta de recursos, falta de gente, mas também há a busca por conhecimento, por tentar, pelo menos, atender as demandas das nossas comunidades. Como a gente tem esta questão incessante de reduzir os índices de criminalidade, também lá há esta mesma preocupação. Dá para ver que a realidade deles, que enfrentam os graves problemas que a gente enfrenta por aqui, que a busca e a vontade de prestar o melhor serviço é a mesma em qualquer parte do mundo”, comenta o secretário.
Morador da cidade de Matola, capital da província de Maputo, município com 1,5 milhão de habitantes, Denice Paulo Jamo, destacou a inovação tecnológica utilizada na segurança de Canoas.
“Ainda que haja muita similaridade no ponto de vista de desafios, o avanço que a cidade de Canoas apresenta já dá um pouco de segurança, em medidas preventivas ao combate de muitas adversidades que as cidades podem apresentar. Matola ainda precisa bastante investimento, razão pela qual estamos aqui, tentando ver e aprendendo quais as medidas tecnológicas e inovações que as cidades no Brasil estão implementando para fazer frente a estes tantos desafios que as cidades apresentam”, diz.