A exposição “Arqueologia do Tempo: mulheres insubmissas e memórias” teve seu prazo de visitação prorrogado até 26 de julho. A mostra, assinada pela artista Rosane Vargas, está exposta no Museu Municipal Hugo Simões Lagranha, localizado na Casa dos Rosa, Avenida Victor Barreto, 2186, Centro. As obras podem ser conferidas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados e domingos, das 13h às 17h. O local conta com entrada e estacionamento gratuitos.
As peças usadas na exposição foram criadas a partir da impressão e tingimento botânico (com o uso de diferentes flores e plantas) e de ferrugem, como luminárias, panôs, bonecas e composições abstratas. Os trabalhos apresentam uma linguagem que evidencia memórias e o universo contemporâneo feminino, como resultado de silenciosas violências.
Na próxima quarta-feira (13), será promovida no local uma roda de conversa com a autora Rosane Vargas. A ideia é falar sobre corpo, natureza e memória, aspectos muito presentes na exposição da artista. A atividade acontece às 18h30 e é aberta ao público.
Serviço
O quê: Exposição Arqueologia do Tempo: mulheres insubmissas e memórias
Local: Museu Municipal Hugo Simões Lagranha, na Casa dos Rosa, (Avenida Victor Barreto, 2186 – Centro)
Visitação até 26/07
De terça a sexta-feira, das 10h às 17h e aos sábados e domingos, das 13h às 17h.
Entrada: Gratuita
Estacionamento gratuito no local
Sobre a artista
Artista têxtil e colecionadora de rastros, Rosane Vargas trabalha com memória, desgaste, ancestralidade, sagrado feminino e o lugar da mulher. A artista utiliza a técnica de tingimento natural, impressão botânica e pintura com tintas botânicas e com óxido de ferro (ferrugem). Com formação superior em Pedagogia e Design de Interiores, a formação artística de Rosane foi em desenho, pintura, impressão em metal, impressão botânica e tingimento. Realizou exposições individuais e coletivas em diferentes espaços culturais de Canoas e demais cidades.