A Semana da Consciência Negra de Canoas iniciou na última segunda-feira (19) com uma série de atividades que têm o objetivo de dar visibilidade à luta da população negra pela igualdade social e contra a discriminação racial. Além disso, ainda visa comemorar o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Nesta quarta-feira (21), a exposição “Negro é cor” foi promovida no Calçadão e contou com exposição de pinturas afro, arte em gesso, artesanato, oficina de turbante, ferramentas de orixás e outros objetos que identificam e valorizam a cultura afro.
A canoense e psicóloga, Atalini Franke, que comprou artesanatos, ressalta que esse tipo de atividade é de suma importância para lembrar à sociedade de que o racismo existe no Brasil e que todos devem estar empenhados no enfrentamento à discriminação. “A luta da população negra deve ser lembrada todos os dias, principalmente na escola, porque estamos passando por um momento de contestação da existência do racismo, mas ele existe sim e é preciso reforçar o respeito à população negra todos os dias e em todos os espaços públicos”, completa.
Durante a semana, a programação ainda conta com palestras sobre saúde da população negra e sobre discriminação, exposições de arte que valorizam a cultura afro, apresentação de teatro e capoeira e oficinas de boneca de nó, de turbante e de tranças afro. A programação se estende até o domingo, quando ocorre o encerramento com almoço e com a entrega do prêmio “Negros que Fazem a Diferença”, na escola de samba Nossas Raízes, no bairro Guajuviras.
A programação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), através da Diretoria das Políticas de Igualdade Racial. Segundo a diretora, Joana Tavares, as atividades buscam colocar o assunto em pauta na sociedade para sensibilizar os canoenses sobre a luta da população negra por igualdade de direitos.
Confira o restante da programação completa
Quinta-feira (22)
Local: Associação Santa Bárbara, no bairro Mathias Velho
Das 9h às 17h – Comida típica, oficina de boneca de nó, apresentação de capoeira e dança afro.
Sexta-feira (23)
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Guajuviras
15h – Apresentação de ventríloquo – Boneco Bastião
Domingo (25)
Local: Escola de Samba Nossas Raízes, bairro Guajuviras
12h – Encerramento com almoço
Entrega do troféu Negros que fazem a Diferença