A fila da etapa creche deverá ser zerada em Canoas com o chamamento para novas matrículas. O primeiro chamamento de 2026, que contempla o Edital nº 400/2024, teve seu período de matrículas encerrado nesta quinta-feira (15). No entanto, os contemplados que perderam este prazo ainda terão uma nova chance, na próxima segunda-feira (19).
Na data, moradores dos quadrantes Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste, responsáveis pelas crianças convocadas para Berçário 1 e 2 e Maternal 1 e 2 devem comparecer à Central de Vagas da Secretaria Municipal da Educação, localizada na Rua Monte Castelo, 340, bairro Nossa Senhora das Graças. O atendimento será das 8h30 às 18h30.
Os documentos necessários para o atendimento são certidão de nascimento da criança, documento com foto do responsável, atestado ou laudo médico com CID, para crianças com deficiência, comprovante de residência em nome do responsável. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018), a lista publicada contém apenas as iniciais dos nomes das crianças. A relação completa dos convocados pode ser consultada no Diário Oficial do Município ou pelo link: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/domc/api/publication-file/133869.
Segundo a secretária-adjunta da Educação, Gisele Bervig Martins, todas as crianças, inscritas até setembro de 2025 já estão com as suas vagas garantidas. “Após o término deste chamado, iniciaremos o chamamento daqueles que começaram as inscrições a partir de novembro de 2025. Todas as crianças inscritas no edital para a creche lançado no final de 2024 até o final de janeiro de 2026 serão chamadas e encaminhadas para as escolas de Educação Infantil”, explica.
Conforme a coordenadora da Central de Vagas, Mabel Leal Vieira, foram contempladas no chamamento desta semana 1.950 crianças de zero a três anos e 11 meses. Até quarta-feira (14), 1.065 já haviam sido matriculadas. “Estamos com uma força-tarefa na secretaria, com 13 guichês de atendimento para a população, o que reduz o tempo de espera dos pais e responsáveis”, comenta.
Mãe das gêmeas Lívia e Valentina, de um ano e quatro meses, a administradora Maria Alice Godoy Oliveira, 41, estava há 10 meses na fila de espera por uma vaga para as meninas. Nesta quinta-feira (15), Maria Alice, que é moradora do bairro Fátima, celebrou a matrícula das filhas. “Estou muito feliz em ser contemplada. Agradeço muito à Prefeitura. Não tenho palavras para expressar a minha gratidão. O atendimento foi humanizado, muito rápido, sem filas. Fiquei muito surpresa”, conta.