Uma das áreas de preservação permanente (APPs) de Canoas, a fonte de água natural da Praça Dona Josefina, está recebendo trabalhos de limpeza e desobstrução. O espaço foi um dos locais mais afetados pelo temporal de agosto, com muitas árvores caídas. Agora, a área está sendo preparada para receber investimentos de recuperação e novos plantios.
Com o temporal, o local registrou a queda de muitas árvores de grande porte, obstruindo a fonte e afetando a circulação de água. Após o início dos trabalhos de limpeza, o local foi parcialmente recuperado, com a retirada de boa parte das árvores caídas e a liberação do fluxo da água.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, será necessário um grande trabalho de manutenção no local. “No primeiro momento, buscamos intensificar os trabalhos com a retirada das árvores em áreas urbanas e nos parques municipais. Agora, podemos trabalhar para recuperar este espaço que é de grande importância cultural e ambiental para o município”.
Todo o trabalho de limpeza e recuperação é acompanhado por profissionais técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA)
Áreas de preservação permanente serão recuperadas em Canoas
A Prefeitura de Canoas captou recursos junto ao Governo Estadual para recuperação de áreas de preservação permanente (APPs). A ação terá investimento de cerca de R$ 5 milhões, com contrapartida no valor de R$ 775.656,09 do município. Ao todo, cinco APPs serão atendidas com os recursos na cidade:
Banhado da Praça Nelson Mandela Fonte da Praça Dona Josefina Lago grande do Parque Getúlio Vargas Lago da Praça Décio Rosa Lago do Parque da Figueira
Também está prevista a aquisição de cerca de mil mudas de plantas nativas, que serão plantadas nos cinco locais beneficiados, na época do ano adequada.