O Zoológico Municipal de Canoas, em parceria com a Toca dos Bichos, clínica veterinária de Porto Alegre, realizou uma cirurgia em um furão-pequeno (Galictis cuja) nesta quinta-feira (18). O animal, que estava no Mini Zoo desde o dia 12 de março, foi encontrado próximo a uma rodovia no município de São Leopoldo, debilitado e com sangramento na boca. Acredita-se que foi vítima de atropelamento.
Levado para atendimento emergencial junto à equipe do Zoológico de Canoas, e após constatada uma fratura na mandíbula, foi estabelecido um protocolo para o tratamento do furão, visando diminuir a dor e possibilitar com que se recuperasse do trauma. A equipe avaliou que, para a completa recuperação do animal, seria necessário o procedimento cirúrgico de correção da fratura.
Parceria
Os veterinários do Mini Zoo contataram então a clínica veterinária Toca dos Bichos, de Porto Alegre, que desenvolve um projeto de reabilitação e reintrodução de animais silvestres denominado Voluntários da Fauna. Com resposta positiva da clínica, foi feita uma parceria entre as duas instituições para a realização da cirurgia, sem custos para a administração municipal de Canoas. As médicas veterinárias, Gleide Marsicano, responsável pelo projeto, e Alessandra Roll, cirurgiã especializada, explicam que é comum este tipo de acidente com a espécie e reforçam a necessidade da abordagem cirúrgica para reduzir o tempo de cativeiro do animal e possibilitar sua soltura. O procedimento contou ainda com o apoio da especialista em anestesiologia e animais silvestres Ana Paula Morel.
“Este esforço conjunto entre as equipes das duas instituições tem como objetivo a recuperação plena e posterior soltura do furão, que, como muitos outros animais, são vítimas da urbanização e perdem cada vez mais seu habitat para a fragmentação e degradação ambiental”, explica o médico veterinário Daniel Vasconcellos, do Zoológico Municipal de Canoas. Ainda assim, ressalta Daniel, o procedimento não garante a recuperação do animal, pois o risco é alto e há inúmeras chances de intercorrências.
Após o procedimento, o Furão retornou ao Zoológico, onde está recebendo todos os cuidados pós-cirúrgicos e passará por processo de reabilitação. A expectativa é poder soltá-lo em breve.