Como parte da programação da 28ª Semana da Pessoa com Deficiência de Canoas, a ONG Chimarrão da Amizade sediou, nesta terça-feira (27), a Gincana Inclusiva, que contou com a participação de diversas instituições e escolas do município. O encontro promoveu atividades esportivas, apresentações culturais e momentos de integração, valorizando o protagonismo das pessoas com deficiência.
A gestora administrativa da ONG, Priscila de Oliveira Barbosa, destacou a importância da iniciativa: “A gincana recebe pessoas com diversos tipos de deficiência, visual, auditiva, múltiplas, de forma bem diversa. Planejamos este momento pensando neles, para que eles sejam os protagonistas e possam interagir e se divertir”, afirmou.
Entre os participantes estava Leandro Miguel, que tem deficiência múltipla e é o aluno mais antigo da ONG, presente desde 1990. Ele compartilhou um pouco da sua rotina: “Eu moro no Mathias, aqui embaixo. Eu gosto muito de vir aqui, tenho vários amigos. Faço algumas atividades, saio para lanchar às 15h, jogo futebol e participo até as 16h30. Depois vou para a minha casa”, contou.
A atividade reuniu instituições como Legato, Pestalozzi, Adevic e Escola Ney Gomes, em um ambiente marcado pela inclusão, amizade e celebração da diversidade.