Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/Homologada-licitação-para-a-compra-de-mais-de-2-mil-computadores-125x125.jpg
Educação

Google for Education em Canoas: homologada licitação para a compra de mais de 2 mil computadores

Os Chromebooks serão utilizados pelos alunos para acessar as ferramentas do Google.
Os Chromebooks serão utilizados pelos alunos para acessar as ferramentas do Google.
Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Educação, homologou a compra de 2.070 Chromebooks, computadores que serão utilizados por alunos das escolas municipais no projeto Google for Education . A assinatura contou com a presença do prefeito, Luiz Carlos Busato; da vice-prefeita, Gisele Uequed; e da secretária da Educação (SME), Neka Escobar. A aquisição dos computadores e da estação de recarga móvel é mais uma etapa do processo de implementação das ferramentas educacionais do Google no município.

A ideia da Prefeitura é inserir o Google for Education em todas as escolas de Ensino Fundamental de Canoas, contribuindo para uma atualização nas práticas e metodologias pedagógicas para a educação pública da cidade. O Google for Education alia novos formatos de ensino a uma série de aplicativos criados para realização de tarefas em rede, que podem otimizar o tempo dos professores e atrair a atenção dos alunos. O sistema permite que se realizem atividades online, pesquisas e construção de textos colaborativos, além de uma grande possibilidade de funcionalidades voltadas ao estudo. Estima-se que, atualmente, 50 milhões de alunos e professores no mundo utilizem a ferramenta.

O prefeito Luiz Carlos Busato ressalta que a assinatura representa um importante passo na concretização do projeto. “O Google for Education é reconhecido em todo o mundo e, agora, ele vai fazer parte do cotidiano de milhares de alunos do município. Os Chromebooks são fundamentais para a implementação do projeto, pois são eles que vão possibilitar o acesso dos alunos às ferramentas Google”, comenta Busato.

Para Gisele, a iniciativa representa tanto uma mudança nas formas de ensinar e de aprender, quanto uma mudança cultural. “Estamos buscando a experiência de uma gigante mundial da cultura digital para agregar conhecimento, habilidades tecnológicas, novas práticas pedagógicas e um novo conceito de educação. A utilização da tecnologia no aprendizado representa uma quebra de paradigmas da educação pública e uma profunda transformação cultural e social”, destaca a vice-prefeita.

Assessoria de Comunicação