A Governança do Ecossistema de Inovação Municipal de Canoas realizou, nesta terça-feira (25) o seu último encontro do ano. A atividade ocorreu na Universidade La Salle. Na pauta do encontro, foram discutidas a identidade visual do Inova Canoas, as reuniões dos grupos de trabalho e informes gerais.
No começo do mês, Canoas ganhou reconhecimento pelo Governo do Estado e pelo Inova RS pelo fortalecimento do seu Ecossistema de Inovação, consolidado a partir das ações do Conexão da Inovação, iniciativa que reuniu empresas, startups, universidades, poder público e sociedade civil ao longo do ano.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, foram quatro encontros durante o ano junto ao Inova RS para formar a governança da cidade, que é quádrupla hélice: iniciativa privada, poder público, sociedade civil e universidades. “Agora, essa governança formou grupos para dar seguimento no trabalho e pensar em projetos estruturantes para a cidade”, explica a secretária.
De acordo com o facilitador do Inova Canoas, Alexandre Zigunovas Júnior, os encontros do grupo buscam propor ações para desenvolver o ecossistema da cidade. “A gente vem numa construção a partir do trabalho que fizemos com o apoio do Governo do Estado e agora segue com a governança do Município propondo, executando e colocando em prática, ações para desenvolver o nosso ecossistema principalmente com o horizonte do ano de 2026. O grande objetivo é promover o desenvolvimento da região, desenvolver o ecossistema local, oportunizar a criação de novos empreendimentos, de empresas inovadoras e alavancar economicamente o município de Canoas”, explica.
Segundo ele, a avaliação feita de todo o trabalho desenvolvido no decorrer de 2025 é positiva. “Conseguimos estabelecer uma visão estratégica para o Município, desenvolver soluções inovadoras calcadas, principalmente, no empreendedorismo e em ações de fomento às empresas na nossa cidade. E o que a gente vem fazer nesta agenda é consolidar esta construção e já fazer combinações para o início do ano que vem. Conseguimos consolidar a nossa governança, e temos uma participação muito boa em todos os encontros. Queremos organizar tudo isso para que possamos começar 2026 com ações efetivas e práticas”, completa.