Durante patrulhamento preventivo pelo bairro Mato Grande na noite de quarta-feira (28), agentes da Guarda Municipal de Canoas flagraram um homem descartando lixo e resíduos de obras em uma área de mata preservada. O fato aconteceu no Loteamento Central Park.
Após a abordagem, o homem, de 39 anos, recolheu o material e informou aos guardas que descartaria os resíduos em um dos ecopontos do Município. O registro foi encaminhado à Secretaria Municipal de Serviços e Zeladoria Urbana, onde foi feito um auto de infração ambiental, cujo valor da multa pode superar os R$ 1.100, podendo ser aplicada em dobro, caso seja constatada reincidência em até seis meses.
A Guarda Municipal de Canoas realiza o patrulhamento preventivo nos bairros para coibir delitos. A corporação também mantém o telefone 153 para denúncias. O contato funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Pelo número 153 é possível denunciar casos de descarte irregular de lixo, maus-tratos a animais, violência doméstica contra mulher, violência escolar e etc. O sigilo é garantido.