Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/09/25-09-25-HORTA-PEDAGOGICA-VINICIUS-THORMANN-6.jpg
Desenvolvimento Econômico

Horta comunitária e pedagógica promove inclusão e integração no CEIA

Espaço vai estimular crianças, familiares e professores a vivenciarem novos sabores, aromas e texturas, além de incentivar a agricultura familiar em Canoas
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann/PMC

Compartilhe

Espaço vai estimular crianças, familiares e professores a vivenciarem novos sabores, aromas e texturas, além de incentivar a agricultura familiar em Canoas

O Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) Professora Dirneide Goulart, no bairro Estância Velha, recebeu a implantação de uma horta comunitária e pedagógica. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), o CEIA e a EMATER, com o objetivo de promover integração entre crianças, familiares e professores, além de incentivar a agricultura familiar no município.

A proposta da horta vai além do plantio de verduras e temperos. O espaço foi pensado como uma ferramenta de aprendizado e convivência, permitindo que as crianças atendidas pelo CEIA experimentem novas texturas, sabores e aromas, ampliando seus sentidos e experiências.

“Estamos aqui no espaço do CEIA para iniciar o plantio da nossa horta pedagógica e já fizemos quatro capacitações com os pais e familiares das crianças que são atendidas no CEIA. Portanto, hoje iremos iniciar a parte do plantio, com algumas mudas de alface crespa e roxa, cebolinha, salsinha e hortelã e a ideia é diversificar e com o objetivo de que as crianças também venham ter contato e se desafiar, com as texturas diferentes, sabores e aromas que a horta proporciona”, explicou a Extensionista Rural da EMATER, Caroline Lima.

O secretário adjunto da SMDEI, Rogério Ceratti, reforçou o papel da iniciativa no fortalecimento da agricultura familiar: “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, através da Diretoria de Economia Solidária e em parceria com a EMATER, estará trabalhando com os familiares e responsáveis aqui no CEIA, para que através da educação pedagógica e do desenvolvimento econômico a gente consiga capacitar as famílias a desenvolver uma agricultura familiar dentro da cidade”, destacou.

Texto: Anna Júlia Castro

Mais fotos: