Seja o autor da sua própria história. A partir dessa ideia, os canoenses são convidados a participar do concurso para a III Coletânea de Microcontos da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva. As inscrições dos textos são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 6 de agosto, pelo e-mail: bibliotecamunicipal@canoas.rs.gov.br.
Para se inscrever, é necessário residir em Canoas ou estar regularmente matriculado na rede pública ou particular de ensino do município. O concurso está dividido em duas categorias: categoria I, para estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA) e categoria II, destinada aos escritores profissionais ou amadores.
O candidato deverá enviar um arquivo com os seus dados e um contendo o microconto. O arquivo deverá estar no formato de documento (Word), fonte Times New Roman, tamanho 12. Serão selecionados até 30 microcontos, sendo os 15 com melhor pontuação de cada categoria. A Comissão Julgadora apresentará também a relação de dez microcontos selecionados em caráter de suplência.
O resultado final com os selecionados será publicado no Diário Oficial, disponível no site www.canoas.rs.gov.br, e nas redes sociais da Secretaria de Cultura. Informações pelo: (51) 3425-7702 – opção 1 (Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva).
Tema livre
A bibliotecária e uma das idealizadoras do projeto, Regina Pelissaro, explica que a única exigência é de que sejam pequenos textos, pois trata-se de microcontos. “Os interessados devem escrever textos com até 70 palavras. O tema é livre e deve constar no texto as palavras-chave livro, leitura, leitor ou leitora”, salienta.
Criação
A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Tina Colares, afirma que a iniciativa tem como objetivo incentivar o hábito de escrever e o da leitura. “Aqui todos podem escrever as suas histórias. Os temas são livres e todos serão bem-vindos”, destaca.
Morador do bairro Guajuviras, o escritor e ator Jonatan Ortiz Borges, 36 anos, foi o primeiro colocado na categoria de escritores na edição anterior do concurso. “Sempre me identifiquei com a arte. Busco narrar os acontecimentos em meus textos. Essa iniciativa da Biblioteca aproxima os canoenses da escrita e possibilita que todos sejam autores”, ressalta.