Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/21-05-25-REUNIAO-CADs-GGIM-VINICIUS-THORMANN-11.jpg

Iniciativa intersetorial de prevenção às violências é organizada com participação de secretarias

Detalhes pertinentes à iniciativa foram discutidos durante reunião na tarde de quarta-feira (21).
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann / PMC

Um novo planejamento intersetorial de prevenção entrará em vigor em breve no município. O Programa Canoas: Reconstruir e Cuidar – gira em torno de uma política integrada de prevenção às violências e acesso a direitos com o protagonismo de diferentes pastas da Administração Municipal e a previsão de ingresso de outros atores do Poder Público, como instâncias dos Governos Estadual e Federal, Ministério Público, Poder Judiciário, além da participação da iniciativa privada. Detalhes pertinentes à iniciativa foram discutidos durante reunião na tarde de quarta-feira (21).

“Precisamos ter o que ofertar. Não basta simplesmente tirar o jovem da rua, da evasão escolar, fazer a busca ativa, mas precisamos proporcionar cursos de aperfeiçoamento e possibilidade de emprego. Esse atendimento busca justamente programar essa intersetorialidade, com outros grandes parceiros que a gente possa incluir, e assim ganhar, no sentido de tirar um jovem da rua que pode ser cooptado pelo tráfico, pelo crime organizado, e que ele veja que tem outras perspectivas de vida”, explicou o secretário da Segurança Pública de Canoas, Alexandre Alberto Rocha.

O acolhimento e acompanhamento serão desenvolvidos em diferentes frentes; com a Educação, cuidando da evasão escolar; a Assistência Social, com o que diz respeito ao CRAS e programas sociais; o Desenvolvimento Econômico, com o Banco de Oportunidades e parcerias para ofertas de emprego e renda; assim como a presença não menos importante de secretarias como Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, todas com suas contribuições. Ainda está prevista também a criação do sistema IntegraCanoas, com a junção das bases de dados de todas as pastas para qualificar o atendimento de todos os serviços do Município.

Ainda segundo Alberto Rocha, a união das secretarias municipais não deixa de ser um pacto para prevenção às violências e violações de direitos dos canoenses que mais necessitam, especialmente, as famílias em situação de vulnerabilidade social. “O Programa Canoas: Reconstruir e Cuidar não é algo exclusivo da Segurança, mas precisa ser abraçado por todas as secretarias e feito por várias mãos. A gente está plantando a sementinha e vendo que a gente pode trabalhar em conjunto, cada um fazendo a sua parte”, descreve o secretário. Uma próxima reunião está marcada para junho, quando será formado um núcleo de gestão, com membros participantes indicados pelas secretarias municipais.

[addtoany]