Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/WhatsApp-Image-2025-07-30-at-1.25.53-PM.jpeg
Esporte e Lazer

Jovens aprendizes participam de evento esportivo sustentável no Parque Capão do Corvo

Atividade ocorre nesta sexta-feira (1º), a partir das 8h30, no Parque Capão do Corvo

Compartilhe

Mais de 250 jovens do programa Partiu Futuro Reconstrução participam, nesta sexta-feira (1º), do Eco Atleta, evento esportivo com foco em sustentabilidade e solidariedade, realizado ao longo do dia no Parque Capão do Corvo, em Canoas. A ação é promovida pela Demà Aprendiz , tecnologia social da Renapsi, em parceria com as Secretarias de Esporte e Lazer e Meio Ambiente.

Com início às 8h30, a programação inclui jogos de vôlei e futsal, skate, kickingball, oficinas com materiais recicláveis, visita ao Mini Zoo, com uma exposição de fotos sobre a importância dos descartes de forma correta de resíduos para o meio ambiente, trilha ecológica para coleta de resíduos e atividades adaptadas para pessoas com deficiência visual. O objetivo é promover práticas esportivas, consciência ambiental e ações solidárias entre os jovens.

Para participar das modalidades esportivas, os estudantes devem doar materiais recicláveis como papel, plástico, vidro ou metal. Os itens arrecadados irão direto para as instituição social do município envolvida na reconstrução de Canoas após as enchentes de 2024.

O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, destacou a importância de integrar esporte, juventude e responsabilidade social. “Essas atividades são fundamentais para fortalecer o vínculo dos jovens com a cidade, incentivando o cuidado com o meio ambiente e o engajamento coletivo.”

O programa Partiu Futuro Reconstrução é voltado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, especialmente os afetados pelas enchentes e inscritos no Cadastro Único. Por meio da Demà Aprendiz, os participantes recebem capacitação teórica e prática para inserção no mercado de trabalho, atuando como aprendizes em órgãos públicos estaduais e municipais, com todos os direitos garantidos pela CLT.