Jovens Aprendizes realizam ação esportiva e sustentável no Parque Capão do Corvo

Foto: Vinicius Medeiros
A Secretaria de Esporte e Lazer promoveu nesta sexta-feira (1) o encontro do Eco Atleta, com a participação de mais de 250 jovens aprendizes, na mobilização esportiva com foco em sustentabilidade, no Parque Capão do Corvo, em Canoas. A atividade promoveu integração, conscientização ambiental e prática esportiva em um dos principais espaços públicos da cidade.
A ação, que envolveu dinâmicas em grupo, limpeza do parque e atividades físicas, foi organizada em parceria com a Demá Aprendiz e contou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e Meio Ambiente .A iniciativa busca promover o protagonismo juvenil por meio de práticas que aliem esporte, cidadania e responsabilidade ambiental.
Durante o evento, o secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, destacou a importância da união dos jovens em prol de causas coletivas.
“Agradeço por ver 250 jovens unidos pensando no futuro e cuidando do meio ambiente por meio do esporte. Essa é a corrente do bem na prática. Fazer é diferente, e oportunidade é sempre o nosso foco”, afirmou o secretário.
Priscila Brasil Sigales, coordenadora pedagógica da Demá Aprendiz no Rio Grande do Sul, também ressaltou o crescimento dos participantes ao longo do projeto:
“Os jovens enfrentaram desafios, vivenciaram práticas esportivas e ações ligadas à mudança climática. A proposta é deixar para o canoense a sensibilização de que cada um pode fazer a sua parte, inovando na forma de viver”, destacou.
A jovem aprendiz Dâmarys Mariano comentou sobre o envolvimento do grupo desde o início da iniciativa,
“Estamos organizados desde abril, com foco na consciência ambiental e na sustentabilidade por meio do esporte”, contou.
Já Kauã Jesus, também participante da ação, falou sobre o impacto coletivo da atividade:
“Nos unimos para pensar na melhor forma de executar o projeto, pensando no futuro da cidade e na reconstrução de Canoas depois da enchente. O esporte nos dá essa força”, afirmou.