Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/06/WhatsApp-Image-2023-06-28-at-16.31.04.jpeg

Leitura estimula e diverte crianças no Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista

Tornar a leitura algo fluido, possível e prazeroso para crianças autistas é o objetivo da “Contação de Histórias”, ofertada desde março pelo Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea) de Canoas. Atualmente, oito usuários entre 4 e 9 anos participam do projeto, realizado todas as quintas-feiras pela manhã e acompanhado por duas psicólogas e uma fonoaudióloga.

O objetivo da “Contação” é estimular a interação das crianças com o universo da leitura e atrair a atenção delas para as histórias, oportunizando alegria no momento do atendimento terapêutico. De acordo com a psicóloga Aline Sardin Padilla de Oliveira, as crianças que participam foram selecionadas a partir da identificação da necessidade de terem mais interação social. 

“Gradativamente, elas evoluem, mostrando mais interesse pelas histórias e narrativas dos livros. Com os estímulos, a produção criativa delas aumenta, desencadeando o pensamento abstrato, melhorando a comunicação e interação social”, destaca Aline. 

Segundo a profissional, a escolha das histórias é feita a partir de livros coloridos, com muitas imagens, pois assim é possível construir a mediação entre letras e imagens. “Após a Contação, estimulamos elas a desenhar e pintar, brincando com elementos da história. No início do projeto, usávamos textos curtos e agora já conseguimos estender, porque as crianças estão conseguindo ficar mais tempo ligadas aos livros. O avanço da turma tem sido cada vez maior. Eles estão mais tolerantes ao barulho e com mais capacidade de interação com os colegas. São pequenas vitórias, que fazem esse projeto cada vez mais gratificante”, finaliza Aline. 

 

Escritório de Comunicação - Ecom

[addtoany]