Em novembro, a equipe técnica do Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) realizou a soltura de duas corujas reabilitadas. Os animais passaram por extensos processos de recuperação, envolvendo cuidados veterinários e readaptação ao ambiente natural.
Uma das corujas soltas foi uma suindara (Tyto furcata), conhecida popularmente como “coruja-das-torres”. “Ela chegou ao MiniZoo em março, após ser resgatada de um cativeiro ilegal, onde teve as penas de uma asa cortadas. Durante os meses de reabilitação, a coruja precisou reaprender a voar, caçar e se alimentar de forma independente”, explicou a veterinária Isadora Favreto.
A outra ave reabilitada foi uma mocho-relhudo (Asio clamator), resgatada em setembro após ser atropelada. Ela recebeu tratamento médico, incluindo uma cirurgia no olho, e passou por um intenso processo de recuperação para garantir suas plenas condições de sobrevivência na natureza.
De acordo com Isadora, ambas as aves foram soltas em local apropriado e demonstraram voos robustos e saudáveis, confirmando o sucesso da reabilitação.
MiniZoo de Canoas
O Zoológico Municipal de Canoas, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), prioriza a reabilitação e a devolução dos animais silvestres à natureza. Muitas vezes, eles não têm condições de retornar para seu habitat natural e precisam permanecer no espaço. No caso de encontrar animais silvestres feridos ou em risco, contate a equipe para mais orientações pelo WhatsApp (51) 99787-1078. O recebimento de animais é feito diariamente, incluindo fins de semana, das 8h às 18h.