O trabalho de fiscalização em ônibus urbanos de Canoas foi retomado, nesta quarta-feira (9), pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Na ação, ocorrida no ponto de parada da Avenida Victor Barreto, em frente à antiga Estação de Trem, foram vistoriados 39 veículos, com checagem das condições de estrutura, acomodações, ocupação e higiene, além do cumprimento de horários e itinerários.
Na tarde de inspeções, foram feitos apontamentos para correções em cinco horários e um itinerário. Para todos os casos, a empresa concessionária será chamada a prestar esclarecimentos e deverá se comprometer em realizar ajustes.
Presente na ação, o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago Moyses, destacou que a fiscalização ocorrerá semanalmente, em diversos pontos da cidade e sem aviso prévio. “A passagem é gratuita e todos já sabem disso. A fiscalização será permanente e de surpresa para trazer qualidade ao serviço prestado para os canoenses”, apontou Moyses.
À espera de um ônibus da linha Província de São Pedro, a auxiliar de serviços gerais Maria Fuches, 64 anos, contou que sua maior preocupação é com a assiduidade e a pontualidade dos horários. Já o estudante universitário Marcos Vinícius Maciel, 17 anos, usuário da linha Mato Grande, revelou ter inquietude semelhante e ponderou que a gratuidade lhe ajuda a preservar recursos provenientes de sua remuneração em estágio para aplicar em outras demandas pessoais.