Na última quinta-feira (19), foi inaugurada a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Canoas. Localizada na Avenida Victor Barreto, 1970, no Centro, a nova base foi planejada para garantir mais agilidade nos atendimentos e melhores condições de trabalho às equipes. O espaço foi revitalizado, facilitando a entrada e saída rápida das ambulâncias, além de oferecer acesso facilitado às principais vias da cidade.
Durante o ato de entrega, o prefeito Airton Souza destacou: “Hoje é um dia muito significativo para Canoas. Estamos entregando uma estrutura moderna, pensada para dar mais agilidade no atendimento e mais dignidade às nossas equipes do SAMU. Depois de tantos desafios, especialmente após a enchente que afetou nossa base anterior, damos um passo importante na reconstrução e no fortalecimento da saúde pública”.
A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, ressaltou: “Estamos na nova base do SAMU de Canoas, uma área nova e revitalizada, localizada de forma ideal para que as ambulâncias entrem e saiam rapidamente, com fácil acesso às vias públicas, além de oferecer mais conforto aos nossos socorristas. Estamos muito contentes com este investimento, que permitirá avançar nas melhorias das condições de trabalho e de convivência de todos os profissionais”.
Já a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, comentou: “É uma alegria estarmos aqui entregando esta sede, tão esperada. Há mais de 20 anos os profissionais da saúde aguardavam a entrega desta base unificada do SAMU. Para mim, que trabalhei por mais de 15 anos na área da saúde, este momento é muito especial. É uma área em que precisamos cuidar de quem cuida.”
“Com essa nova base, passamos a ter um ponto mais acessível para a população, atendendo chamados tanto do bairro Mathias Velho quanto do Guajuviras, com um tempo de resposta melhor. Isso trará mais agilidade tanto para as motolâncias, que realizam o primeiro atendimento, quanto para as ambulâncias. Antes, nossa base funcionava no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), no bairro Mathias Velho, e no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Porém, com a enchente, perdemos a base do HPSC. Agora, temos uma nova possibilidade, novos caminhos e novos rumos para o nosso trabalho”, explicou o responsável técnico e enfermeiro Rodrigo Leite.