A Perimetral Oeste, maior obra da história de infraestrutura e mobilidade urbana realizada pela Prefeitura de Canoas, segue em desenvolvimento. Em atualização feita nesta quinta-feira (25), o trecho 8, entre as ruas Boa Saúde e Hermes da Fonseca, com uma extensão de 2 km, teve avanços. Foi realizada a execução da primeira camada de asfalto nas ruas Engenheiro Irineu de Carvalho Braga e José de Alencar, que futuramente formarão um binário.
Os trabalhos também abrangem os passeios e ciclovia nessa localidade. No momento, 30% das obras estão concluídas.
O secretário municipal de Obras, Guilherme Molin, destaca a importância do binário não apenas para a mobilidade, mas para a preservação das moradias no local, sem que haja a necessidade de remoção dos moradores. “Especificamente no trecho 8, a ação foi pensada em sistema binário justamente para um menor impacto social. Como não tinha largura suficiente, tomamos esta alternativa para não ocorrer a remoção das famílias que vivem no local. A obra da Perimetral, que ligará todos os bairros do município do lado oeste, será de grande ajuda para a população canoense” pontua.
O contrato 354/2022 prevê serviços de recuperação de pavimentação e drenagem, construção de ciclovia, sinalização, urbanização e calçadas. O custo previsto para o trecho 8 é de cerca de R$ 8,7 milhões. Ao todo, a Perimetral Oeste terá extensão de 8,2 km e permitirá que os canoenses cruzem os bairros em 15 minutos.