Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/RED-13-05-25-PALESTRA-FINANCEIRA-SICREDI-EMEF-JOAO-PAULO-I-BRUNA-OURIQUE-13.jpg

Oficina de Educação Financeira na EMEF João Paulo I acontece nesta terça-feira (13)

Ação é uma parceria da Prefeitura com o Sicredi
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique/PMC

Acontece nesta terça-feira (13) a oficina de Educação Financeira na EMEF João Paulo I, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e o Sicredi. Duas turmas de nono ano participaram, com cerca de 50 alunos ao todo. A ação é alusiva à Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que acontece de 12 a 18 de maio e foi a primeira ação do projeto organizado pela SMDEI.

Daniel Vinicius Pinto, que ministrou a oficina, explica que “o Sicredi tem um programa que é ‘Cooperação na Ponta do Lápis’, em que fazemos oficinas de Educação Financeira, desde o pessoal pequeninho, dos 5, 6 anos até o EJA, falando e desmistificando o assunto, então desde onde vem o dinheiro até a prevenção e proteção sobre o tema e hoje aqui na escola trabalhamos sobre investimentos, como posso economizar guardando R$4 reais por semana durante 30 anos e ter um rendimento a partir disso, quais as taxas de juros que o mercado hoje oferece, tanto positivo quanto negativo, que é quando ficamos devendo para uma instituição financeira, então o propósito foi fazer esse bate papo com os alunos justamente para desmistificar esse tema da educação financeira.”

Um dos alunos participantes foi o Murilo, que contou que “foi bem interessante a oficina, porque é um assunto que eu escuto quase diariamente e isso foi bom para eu aprender mais um pouco, porque tem coisas que falaram que eu ainda não sabia.”

A próxima atividade de educação financeira está marcada para o dia 20 de junho, na EMEF Sete de Setembro, no bairro Guajuviras. A secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, explica que a Secretaria vem buscando parceiros para fomentar a educação financeira para crianças e adolescentes no município, em conjunto com a Secretaria de Educação (SME). “Nosso propósito é capacitar nossos alunos com as ferramentas essenciais da educação empreendedora e financeira, pois compreendemos que uma sólida educação de base poderá pavimentar o caminho para que se tornem indivíduos proativos, inovadores e financeiramente conscientes. Ainda estamos consolidando esse projeto, que deve contar com várias ações nas escolas, mas, já conseguimos dar o primeiro passo.”, explica Patrícia.

[addtoany]