Para reforçar o combate à criminalidade em Canoas, as forças de segurança pública que atuam no município desencadearam, nessa sexta-feira (8), uma operação integrada no Bairro Guajuviras com foco no combate a homicídios. Ao todo, foram abordados 31 veículos e 47 pessoas. Ninguém foi preso. Participaram equipes da Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil.
Segundo o secretário municipal da Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, as ações na região serão constantes. “O Bairro Guajuviras é o local com maior incidência de homicídios e tentativas, conforme dados do Observatório da Segurança Pública de Canoas e do programa RS Seguro do Governo do Estado. Por isso, nós integramos, mais uma vez, as forças da segurança e vamos atuar, com base em dados de inteligência, para enfrentar o crime e proporcionar mais segurança aos canoenses”, declarou.
O patrulhamento e as abordagens aconteceram das 19h30 às 22h em diversos pontos do bairro: Rua 3, Estrada do Nazário, Rua das Antenas, Avenida 16 abril, Rua Esperança, MQs, Praça da Juventude, Beco das Antenas e Boca do Cris. Também foi realizada uma barreira na Avenida 17 de abril com a Rua das Antenas.
Inteligência e evidências criminais O Observatório da Segurança Pública (OSPC) é uma ferramenta estratégica e inovadora que auxilia no trabalho dos gestores públicos da área de segurança de Canoas. Serve como base para o planejamento de políticas públicas e estratégias de enfrentamento da criminalidade. Dessa forma, com base nas evidências criminais, possibilita à administração pública uma gestão mais inteligente dos recursos empregados, aumentando a segurança e a qualidade de vida dos canoenses.