Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/RED-22-07-25-5a-CONFERENCIA-DE-POLITICAS-PARA-MULHERES-BRUNA-OURIQUE-30.jpg
Mulher

Políticas públicas para mulheres são discutidas em conferência municipal em Canoas

Objetivo é apresentar propostas na conferência estadual em setembro
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique/PMC

Compartilhe

Mulheres de diversas idades se reuniram, na terça-feira (22), para a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Canoas. Realizada na Universidade La Salle, a conferência foi organizada pela Prefeitura de Canoas, através da Secretaria de Cidadania, Mulher e Inclusão (SMCMI), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).

“Cerca de 54% da população canoense são mulheres, mas não vemos essa mesma proporção em posições de liderança ou destaque. Esse é um ponto que devemos discutir e entender os motivos”, explica o prefeito de Canoas, Airton Souza. “Desejo que consigamos propor soluções para essas questões neste espaço da conferência”, finaliza.

Ao longo do evento, foram debatidos seis eixos temáticos, nas áreas de saúde, educação, segurança, trabalho, sustentabilidade e direitos para mulheres. O processo de construção da conferência incluiu duas pré-conferências realizadas em diferentes regiões da cidade. Foi durante as pré-conferências que escolheu-se mediadoras e palestrantes para estes eixos, compostas de mulheres da sociedade civil, gestoras públicas, acadêmicas e demais setores da comunidade.

A secretária da SMCMI, Camila Nunes, expressou sua felicidade pela realização da conferência: “Hoje é um dia muito especial para nós. Estamos na 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, e a gente salienta que há 10 anos ocorreu a última conferência. Este é um espaço fundamental para nos reunirmos, trocarmos ideias, discutirmos projetos e avançarmos em políticas tão necessárias para todas nós, mulheres”.

“Desde as pré-conferências tivemos uma escuta muito respeitosa, principalmente considerando a realidade que assola nossa cidade. Encerramos com êxito as etapas preparatórias e hoje estamos aqui para ampliar e solidificar as propostas que levaremos adiante”, reforçou a presidente do COMDIM, Rosângela Brochado Jesus.

A conferência também contou com a participação de representantes do governo estadual. “É muito importante, depois de tantos anos, retomarmos as conferências municipais em todo o estado, como preparação para a Conferência Estadual, que será de 12 a 14 de setembro, em Porto Alegre.”, contou Carina Bernardi, diretora estadual de Políticas para a Mulher. “Esses espaços de construção coletiva nos permitem dialogar e compreender as demandas específicas de cada município. Estou muito feliz com essa mobilização, ela é fundamental para construirmos mais políticas para as mulheres no nosso estado”, concluiu.

Texto: Anna Júlia Castro/PMC

Mais fotos: