A Prefeitura de Canoas assinou, nesta terça-feira (13), a ordem de início de serviço para a reforma do CRAS Rio Branco, localizado dentro do Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço foi atingido pela enchente de maio de 2024 e estava inoperante desde então.
O novo espaço ofertará os seguintes serviços: Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social, encaminhamentos à Rede Socioassistencial, entre outros. Atualmente, esses serviços também são ofertados no CRAS que está localizado provisoriamente na Rua Santa Clara, 382, no bairro Rio Branco.
A obra faz parte do processo de recuperação do espaço público e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil reais, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, destacou que a retomada do espaço representa cuidado direto com a população. “A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, afirmou.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, ressaltou a importância da reforma para a comunidade. “Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.
A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS integra um conjunto maior de ações no complexo. “Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, afirmou.
Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra. “Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.