Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2026/01/13-01-26-ASSINATURA-DA-OIS-DO-CRAS-RIO-BRANCO-VINICIUS-THORMANN-3-125x125.jpg
Assistência Social

Prefeitura assina ordem de início da reforma do CRAS Rio Branco

Espaço será recuperado para receber novamente os atendimentos do CRAS na Praça CEU
Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

A Prefeitura de Canoas assinou, nesta terça-feira (13), a ordem de início de serviço para a reforma do CRAS Rio Branco, localizado dentro do Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, conhecido como Praça CEU. O espaço foi atingido pela enchente de maio de 2024 e estava inoperante desde então.

O novo espaço ofertará os seguintes serviços: Cadastro Único, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos, Aluguel Social, encaminhamentos à Rede Socioassistencial, entre outros. Atualmente, esses serviços também são ofertados no CRAS que está localizado provisoriamente na Rua Santa Clara, 382, no bairro Rio Branco.

A obra faz parte do processo de recuperação do espaço público e prevê serviços de manutenção nos vestiários e sanitários externos, melhorias na entrada de energia e adequações na infraestrutura elétrica externa. O investimento é de aproximadamente R$ 221 mil reais, com recursos da Defesa Civil, por meio do Auxílio Reconstrução.

O prefeito de Canoas, Airton Souza, destacou que a retomada do espaço representa cuidado direto com a população. “A nossa missão é entregar serviços para a sociedade e para as pessoas que mais precisam. Esse espaço estava abandonado e agora retorna para a comunidade poder usufruir novamente”, afirmou.

O secretário municipal de Assistência Social, Marcio Freitas, ressaltou a importância da reforma para a comunidade. “Esse espaço foi muito atingido pelos eventos climáticos e hoje estamos aqui para comunicar à sociedade que ele vai ser recuperado. É um anseio da comunidade desde 2024”, afirmou.

A secretária de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, explicou que a reforma do CRAS integra um conjunto maior de ações no complexo. “Estamos iniciando a reforma do CRAS Rio Branco, que foi fortemente atingido pela enchente, e seguimos com outros processos em andamento para devolver toda a praça à comunidade. A ideia é garantir um espaço mais acolhedor, com mais qualidade nos serviços e voltado especialmente às famílias e às crianças”, afirmou.

Moradora do bairro, Ivone Giehl Meurer comemorou o início da obra. “Esse espaço já estava abandonado antes da enchente. Agora, ver que vai ser recuperado é muito gratificante. As crianças gostam de vir aqui, brincar, usar a quadra, o campo, a pista de skate. Isso tudo é muito importante para a comunidade, principalmente para quem mora perto”, disse.