A Prefeitura de Canoas e a Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC) entraram em acordo quanto à construção de galpões no Parque do Gaúcho. Serão disponibilizados três espaços, um para a AETC e os outros para uso das demais entidades tradicionalistas.
O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, destacou a importância de se criar um espaço adequado e regular para uso das entidades tradicionalistas. “É fundamental que os piquetes, CTGs e outras entidades tenham suas áreas. Estamos pensando, por óbvio, na circulação aqui no Parque, levando em consideração uma série de fatores que agora atendem os padrões e necessidades exigidos”, disse.
De acordo com o presidente da AETC, Jairo Lopes, a construção dos galpões é um sonho antigo das entidades. “Estamos nessa batalha há bastante tempo, é muito bom finalmente termos definido todas as questões e chegado a um acordo que agrade todos os envolvidos. Agradeço a parceria e o apoio das secretarias municipais e do prefeito nesta resolução”.
O acordo foi formalizado na tarde desta sexta-feira (14), em visita ao Parque do Gaúcho. Participaram do encontro o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques; os secretários de Cultura, Eduardo Paim; de Obras, Marco Antônio Oliveira; e de Relações Institucionais, Emilio Neto; além do presidente da AETC, Jairo Lopes, e representantes de demais entidades tradicionalistas.
O Parque Eduardo Gomes, que abriga o Parque do Gaúcho, é um espaço público sob concessão de uso entre a Aeronáutica e o Município, onde todas as construções são autorizadas de comum acordo com a Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC).
Entenda o caso
No final de agosto, a Prefeitura de Canoas realizou o embargo da obra não autorizada de dois novos galpões no Parque do Gaúcho por razões legais e de segurança. Na ocasião, os responsáveis pelos galpões não cumpriram os trâmites de avaliação técnica junto aos órgãos municipais e, por fim, não apresentaram licenciamento, inviabilizando a construção.