Canoas é uma das cidades pioneiras do Rio Grande do Sul na implementação de uma agenda climática e de sustentabilidade, o município está entre os associados da Rede Global ICLEI, principal associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável.
Canoas e São Leopoldo são os únicos municípios gaúchos a assumirem o compromisso de descarbonizar a cidade até 2050. O representante do ICLEI Rodrigo Corradi esteve em Canoas nesta quarta-feira (11) para realizar um treinamento com secretários municipais e apresentar o documento Jornada para uma Cidade Verde.
“A parceria entre Canoas e o ICLEI aconteceu há 7 anos com a finalidade de executar projetos de sustentabilidade no município e capacitar os agentes municipais para implementar uma agenda climática e de sustentabilidade. A agenda que estamos desenvolvendo aqui é integrada, envolvendo as iniciativas climáticas, de biodiversidade, inovação e educação. Sustentabilidade não está relacionada apenas ao Meio Ambiente, mas ao desenvolvimento da cidade”, explica.
Sobre o ICLEI
Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativos em mais de 125 países, a missão do ICLEI é construir e servir o movimento mundial de governos locais para alcançar melhoras tangíveis na sustentabilidade global. Para tal, a rede oferece apoio para que as cidades desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade.
Ao associar-se ao ICLEI, Canoas se beneficia de uma série de treinamentos, execução de projetos e participação em fóruns nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade Além disso, o trabalho em rede permite que os municípios troquem experiências sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e sejam mais efetivos nessa agenda.